Como homologar um recorde de peixe na IGFA

Procure a International Game Fishing Association (IGFA) para ter um registro mundialmente conhecido

Homologar um recorde de peixe na IGFA é um processo considerado “burocrático”. Precisa de tempo para ser analisado e, no caso da façanha ter se dado no Brasil, é preciso um pouco de investimento para custear as despesas do envio dos materiais. Muito importante: toda a comunicação é feita diretamente com o escritório da entidade, na Flórida (EUA). 
 

Confira as regras da IGFA!

– O pescador deve preencher o formulário oficial de registro reivindicações mundial (clique aqui para obtê-lo, em inglês). Este formulário pode ser reproduzido desde que todos os itens estejam incluídos.

– A IGFA também recomenda que o pescador envie pessoalmente o pedido, a amostra de linha ou o líder e as fotografias do peixe. Também recomenda fortemente a apresentação de fotos digitais.

– Ao fazer qualquer reivindicação de registro, o pescador deve indicar a força especificada da linha ou tippet usado (no caso do Fly) para pegar o peixe.  Todas as linhas serão examinadas pela entidade, a fim de verificar se corresponde àquela que foi descrita pelo candidato.  Caso não haja correspondência, o registro é cancelado.


Importante: o processo pode demorar

– A classe de linha mais pesada permitida para registros de água doce e salgada é de 60 kg (130 lb). A mais pesada classe de tippet permitida para registros de pesca com mosca é de 10 kg (20 lb). Se a linha ou o tippet over testarem essas forças máximas, a solicitação não será permitida.


Fica atento às regras antes mesmo de ir para a pescaria

– Cuidados extremos devem ser tomados na medição do peixes. Por isso, confira na ficha de registro como deve ser o procedimento de medição ou aferição do peso.

– O pescador é responsável por ver que as assinaturas necessárias e os endereços corretos do capitão do barco, mestre de pesagem e testemunhas estão na ficha. Se um oficial ou representante IGFA, ou um oficial ou membro de um clube IGFA estiver disponível, ele deve ser solicitado a testemunhar a solicitação. Nenhum nome repetido é permitido.

– O pescador deve comparecer pessoalmente para ter sua inscrição autenticada. Nos territórios em que o reconhecimento de firma não é possível , a assinatura de um comissário ou residente do governo, um membro de uma embaixada, legação ou equipe consular ou um funcionário da IGFA ou membro do Comitê Internacional pode substituir o reconhecimento de firma.

– Qualquer falsificação deliberada de uma inscrição desqualificará o candidato para qualquer registro mundial e todos os registros existentes serão anulados.

– Para quaisquer questões relativas à Solicitação do Recorde Mundial da IGFA, contate o Coordenador de Registros Mundiais Jack Vitek no telefone +1 954-924-4246 ou pelo e-mail jvitek@igfa.org

Alexandre Dick teve o recorde da pirarara mais comprida do mundo homologado em 2017