Empresário será novo secretário da Pesca

Atuneiro de Santa Catarina diz que irá “desburocratizar” o setor a fim de aumentar a produtividade
Seij Júnior é da pesca comercial e possui barcos atuneiros em Santa Catarina (Foto: Canal Rural)

O empresário Jorge Seif Júnior será o novo secretário da Pesca e Aquicultura a partir de 2019. O anuncio foi feito pela futura Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), já que a secretaria está ligada à pasta.

Seif Júnior é filiado ao PSL, o mesmo partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, quem o teria indicado. Ele é do ramo da pesca comercial e proprietário de diversas embarcações em Santa Catarina.

Em entrevista ao Canal Rural, Seif Júnior afirmou que a pesca deve mesmo estar ligada à Agricultura, embora seja um “desejo” de Bolsonaro que ela volte a ter status de ministério em Brasília. Uma de suas promessas é “desburocratizar” o setor. Mas, antes disso, sugere fazer um levantamento pesqueiro por meio do que chamou de “Censo”.

“Temos que fazer um Censo pesqueiro, saber quantas embarcações existem no Brasil, quantos pescadores, quantas indústrias, qual o tamanho da cadeia de verdade, regulamentar e desburocratizar”, aponta o novo secretário da Pesca.

O empresário entende que existem muitas proibições no Brasil, o que atrapalharia a produção.

“Tem que fazer discussões profundas. Hoje, você pode trabalhar, está lá pescando, com contas para pagar, você tem funcionários, despesas materiais, e no dia seguinte sai uma portaria, com força de lei, que te proíbe. Isso não existe. Precisamos combater esse tipo de ação, que nós questionamos e acreditamos que sejam unilaterais, impositivos e arbitrários”, opina.

Há dois anos, Seif Júnior naufragou com uma de suas embarcações atuneiras. Dois tripulantes estavam em situação irregular. Ele havia reconhecido a irregularidade, embora afirmasse “desconhecer” que naquele momento ambos estavam sem a documentação exigida para navegar.