Como desempatar um recorde de peixe?

Regras da IGFA são determinadas para duas possibilidades: o mais pesado e o mais comprido

Existem alguns detalhes que devem ser respeitados, caso queira se tornar um novo recordista

O que determina um desempate de recorde para a IGFA? Esta é uma pergunta que muitas vezes causa dúvidas entre os pescadores. No entanto, o regulamento da entidade, publicado  em 8 idiomas, inclusive em português, apresenta dois critérios. Um para a categoria peso (All Tackle) e outro para a categoria comprimento (All Lenght).

VEJA MAIS: COMO HOMOLOGAR UM RECORDE NA IGFA

No caso de empate de comprimento,  o peixe deve medir pelo menos mais dois centímetros de comprimento. “Uma captura que coincide com o comprimento de um recorde existente ou exceda o comprimento por menos de 2 (dois) centímetros, será considerado um empate”, cita a entidade instalada na Flórida, nos Estados Unidos. 

“Em caso de empate com mais de dois peixes, o comprimento deve ser comparado com o recorde original (o primeiro peixe que foi capturado). Nenhum peixe que tenha como medida de comprimento menos do que a medida do recorde original (primeiro peixe a ser capturado) será considerado (recordista)”. 

E o mais pesado?

Já para desempatar o peixe mais pesado, existem dois critérios. Para superar um peixe registrado com menos de 11,33 kg (25 lb), o candidato deve ter o mínimo duas onças a mais de peso, ou 56.69 g.  

Em casos que o recordista ultrapasse as 25 lb ou mais, “a substituição deve pesar no mínimo, a metade de 1 % mais do que o peso do recorde existente”. A IGFA dá como exemplo: se o peixe pesar m 45,35 kg (100 lb) o peso adicional exigido seria de 226.7 g (8 onças); em 90.71 kg (200 lb) o peso adicional exigido seria de 0.453 kg (1 lb). 

As capturas nas quais o peso corresponde ao de um recorde existente, ou não atinja o valor do peso necessário para derrotar o recorde, será considerado como um empate. 

“Em caso de duas capturas que empatem, o peso deve ser comparado com o registro original (primeiro peixe a ser capturado). Não será considerado nenhum peso que pese menos do que o recorde original. 

A entidade deixa claro que “não são aceitos pesos Estimados. (Ver requisitos de peso). Não são considerados frações de onça ou seus equivalentes no sistema métrico”.