Recorde da truta deve ser batido com exemplar de 45 kg

Espécie da truta Hucho taimem é encontrada em diversos rios do continente asiático 

Captura se deu durante uma pesquisa russa-americana para entender o comportamento das trutas

Um pesquisador está perto de conquistar o recorde da truta taimem, aquela que é considerada a maior espécie de truta do mundo. Isto porque ele capturou no Rio Tugur, na Rússia, um exemplar de respeitosas 101 lb, ou 45,81 kg.

Segundo a IGFA, o atual recorde da espécie truta taimem é de 92 lb e 8 oz, aproximadamente 42 kg.

O Dr. Matthew Sloat é um estadunidense pesquisador de salmonídeos. Ele é diretor de ciência do Wild Salmon Center, uma entidade que se dedica a entender o comportamento de peixes como as trutas e os salmões. Agora está prestes a entrar no hall da fama dos pescadores recordistas.

O detalhe é que este belo exemplar de truta taimem foi capturado no fly. De acordo com a própria IGFA, o embate durou cerca de 20 minutos. A façanha se deu enquanto Sloat pescava para o projeto russo-americano chamado “Kamchatka Steelhead Project”, o qual estuda o comportamento das trutas na Península de Kamchatka.

O Rio Tugur está localizado na porção leste da Rússia, já próximo do Oceano Pacífico. É uma região pouco povoada, embora o rio seja considerado uma referência no país para a pesca da espécie. Numa rápida pesquisa é possível encontrar lodges que oferecem toda a estrutura para capturar as cobiçadas taimens. 

No Brasil, as trutas podem ser capturadas nas regiões Sudeste e Sul. No entanto, não há a presença de uma espécie gigantesca como a taimem. Alguns pesqueiros oferecem a possibilidade de fisgar a espécie arco-iris, a qual chega a 3 a 4 kg em média. Adoradores do fly e da pesca com iscas artificiais do tipo spinner se divertem.