Cinco regras de ouro para pescar no Verão

A Estação mais quente do ano requer muita atenção dos pescadores para evitar problemas de saúde

Pescar no Verão é um desafio para todo mundo. Piracema, restrições, calor excessivo. Mesmo assim, os pescadores dão um jeito e encontram um local onde a pesca está permitida. Por isso, vale ter alguns cuidados. Confira!

1- EVITE PESCAR ENTRE 10H E 16H

Sabemos o quanto é difícil, ainda mais se for em um dia produtivo. No entanto, existe um grande risco de expor o corpo à altas temperaturas e promover a hipertermia. Se o corpo ultrapassa os 41ºC existe um risco elevado do surgimento de enfermidades, inclusive alguns casos graves. Use roupas leves, que facilitem a transpiração.

2- PREVINA AS CÃIMBRAS 

A pescaria em altas temperaturas pode levar à perda de água e à queda no nível de sódio do corpo.  Quem pesca com iscas artificiais e faz movimentos constantes está sujeito ao aumento de contrações espontâneas dos músculos, as câimbras. Por isso, não deixe de alongar e de se hidratar durante a pescaria. Consuma bananas, maçãs e outras fontes de carboidrato. Se possível, leve até mesmo um isotônico para ser consumido depois de mais de uma hora intensa de jornada.

3 – FAÇA REFEIÇÕES LEVES

Muito cuidado com as refeições do café da manhã e sobretudo do almoço. Comer demais em qualquer uma delas pode ser perigoso. Evite alimentos gordurosos e, sobretudo, bebida alcóolica (deixe para o final do dia, nas comemorações). Opte por comidas de rápida digestão. 

4 – EVITE A DESIDRATATAÇÃO 

Beba água, água de coco e isotônicos durante a pescaria. A desidratação pode acarretar sérios problemas, como a perda de coordenação, desmaios, tonturas e, em casos mais extremos, até a morte. 

5 – USE PROTETOR SOLAR, BONÉ, ÓCULOS E ROUPAS COM PROTEÇÃO

Não saia para pescar sem antes aplicar protetor solar, preferencialmente com fator 50 UV. Existem no mercado protetores esportivos, à prova d’água e em composição do tipo spray. Estes são incolores e não atrapalham as fotos. Use também protetor labial ou manteiga de cacau nos lábios. Não esqueça das roupas apropriadas, com proteção solar e também o óculos polarizado para evitar sérias lesões provocadas pela incidência de raios solares nos olhos. 

Não abra mão de boné e uso de camisa de manga comprida com proteção UV