Três dicas para iniciantes com linha multifilamento

Quem está acostumado com o monofilamento deve levar em consideração estas dicas para não ter prejuízos

Iniciantes na pesca costumam ter certas dificuldades com a linha multifilamento. É algo normal! Confira as três dicas a seguir para fazer o melhor proveito.

1– Capriche nos nós! Lembre que a linha multifilamento não tem elasticidade. Por isso, dê um pouco mais de voltas do que fazia com a mono, a fim de assegurar um serviço bastante consistente. 

– Sempre use líder de fluorcarbono ou de náilon, de preferência do comprimento da vara empregada. Ele serve como uma proteção em caso da garateia bater na linha e desfia-la – o que gera rompimento. Além disso, a multifilamento não tem resistência à abrasão e num contato ríspido com alguma superfície pode quebrar. Um nó bastante indicado para isso é o albright. 
 
– Quando carregar a carretilha ou o molinete com multi, lembrar empregar mais pressão na linha para evitar que ela fique frouxa no carretel. Uma forma caseira de fazer isto é colocar a linha num balde com água e fazer o recolhimento sempre pressionando a linha com a mão. Outra forma é descarrega-la durante a navegação e depois recolhe-la, também pressionando. O contato com a água irá lubrificar e compactar a linha, facilitando a tarefa.

A linha multifilamento está cada vez mais difundida no meio da pesca. Mas é preciso saber usá-la