A época do ano influencia a escolha da isca?

Para quem gosta da pesca com iscas de superfície, vale observar

No geral, a época do ano está ligada basicamente a temperatura da água e isso altera o comportamento das espécies. A maioria das delas fica mais ativa com a água mais quente. Como é o caso do tucunaré, que é possivel pescá-lo com água a até 28ºC na superfície. Também existem outras espécies, como a truta, que fisgamos a 8ºC.

No mar os melhores resultados com iscas de superfície são do meio para o final do inverno até o começo do outono. Pois no verão a água na superfície tende a ficar muito quente e mais pobre em oxigênio. Por isso as espécies procuram águas um pouco mais frias e ricas.

A escolha deve ser baseada em diversas observações, sobretudo a respeito do comportamento do peixe

É importante ressaltar que você até pode fisgar um peixe de clima quente em um dia frio. Mas para isso precisa localizar lugares que reúnam características favoráveis para tentar essa captura. Como procurar pontos mais rasos ao meio dia, que são pontos que tendem a esquentar a água mais rápido ou mais quente. 

Procurar estruturas que mantenham a temperatura mais quente como em pontos abrigados de vento, com pedras ou muita vegetação; além de pescar nos períodos mais quentes do dia.  

O número de capturas será menor, mas provavelmente você poderá ter boas surpresas.