Cinco regras de etiqueta para pescar em torneios

Respeite sempre seus companheiros de pesca mesmo que esteja numa acirrada competição

Cinco regras de etiqueta para pescar em torneios:

1 – Nunca passe na frente: 

Por mais que seja uma competição, se outra equipe estiver naquele ponto promissor, respeite a vez. O tempo que será gasto numa discussão poderia ser melhor investido num outro local de pesca.

2 – Se aproxime lentamente: 

Caso vá passar perto de outra equipe que está em plena execução de arremessos, diminua a velocidade do motor a fim de que as marolas façam o menor efeito negativo possível no desempenho dos concorrentes. Não seja vigarista!

3 – Não é uma corrida:

Um mal comum nos torneios de pesca é no momento da largada sair em disparada. Cuidado! Um erro pode causar um acidente fatal. Procure, inclusive, incentivar a organização para que a saída das embarcações na hora marcada seja prudente e cautelosa. 

4 – Sempre ofereça ajuda em caso de emergência: 

Se verificar qualquer anormalidade numa embarcação alheia, esteja disposto a oferecer ajuda, nem que seja um simples reboque até uma área segura. Ainda que seja uma competição, é dever dos pescadores também zelarem pela segurança dos demais.

5 – Tenha permissão para pescar numa área privada: 

Caso encontre alguma estrutura que pertença a uma entidade privada, lembre-se de pedir licença. Um píer instalado numa propriedade pode ser um local estratégico, mas deve haver o consentimento de quem o administra para receber pescadores “intrusos”.   

Os torneios de pesca estão atraindo cada vez mais participantes. É dever dos novatos respeitar as dicas dos mais experientes (Foto: Renato Moreira)