O que significa e o que é ação de vara?

Esta é uma dúvida técnica e o pescador precisa saber no momento de escolher uma vara

O que significa e o que é ação de vara? Nos blanks (corpo da vara) vem informação sobre o tamanho do equipamento, que normalmente é medido em pés e polegadas. Também vem especificado a capacidade de carga das linhas em um determinado modelo de vara. 

Normalmente ela vem especificada em libragem pelas letras “lb”, que determina. Por exemplo, um equipamento que traz a especificação 10 – 17 lb é projetado para trabalhar com linhas de diâmetro e resistência que variam entre 10 e 17 lb, que seriam as medidas mínimas e máximas que fariam o caniço trabalhar corretamente quando exposto a uma determinada carga. 

Ao usar uma linha mais fina, a vara não fará o seu trabalho corretamente, que é envergar e protegê-la contra o impacto das corridas dos peixes. No caso de uma linha mais forte, o pescador poderá sobrecarregar o equipamento, podendo causar a sua quebra. Vale lembrar que a especificação não quer dizer que a vara é projetada para suspender o peso de 17 lb. 

Também vem descrita a capacidade de arremesso, determinando o peso das iscas que podem ser arremessadas por um modelo de vara. Essa especificação é normalmente mensurada em onças (OZ), sendo que uma onça equivale a 28 g. 

Em alguns modelos também apresenta a o taper da vara, que é o posicionamento e a distribuição de flexão do seu blank.

Como funciona a ação de uma vara? É importante saber para fazer a melhor escolha


Dentro dessa classe, elas podem ser:

Extra fast (extra-rápida)

Com pouquíssima flexibilidade, envergando apenas ¼  do comprimento do blank na porção superior. São modelos ideais para pesca de peixes que apresentam boca dura (óssea), como os dourados de água doce, por propiciar ferradas mais potentes e velozes;

Fast (rápida)

Envergam 1/3, ou seja, os dois primeiros terços da vara são mais rígidos (porção denominada como back bone do blank). Provavelmente, são os modelos mais usados pelos pescadores de arremesso com iscas artificiais, pois apresentam a composição ideal entre força e flexibilidade e proporcionam “pinchos” precisos e fisgadas rápidas com boa alavanca;

Moderate (moderada)

Apresentam os 50% da porção inicial do blank mais rígido e os outros 50% da porção final mais flexível. São ideais para a pesca de peixes que têm a boca mais macia; 

Slow (lenta)

Quando envergam de forma uniforme em toda a extensão do blank. São modelos super esportivos e ideais para pesca de espécies menores, por valorizarem o peixe.