Dicas gerais para pescar tabarana

Espécie é parecida com um dourado “branco” e requer equipamentos específicos para ter sua captura bem sucedida

Qual isca e equipamento para pescar tabarana? Esta é uma espécie parente dourado, que vive em águas rápidas e encachoeiradas. A grande diferença é a cor prateada e o tamanho, dificilmente são encontradas exemplares com mais de 3 a 4 kg. 

Um bom conjunto para esse pequeno predador é formado por varas de 5’3″ a 6′, indicada para linhas de até 12 lb, 14 lb ou 17 lb, com carretilha ou molinete.

Vale lembrar que apesar do porte médio ser de 35 cm e menos de 1 kg, uma vara para linhas mais fortes pode ajudar na fisgada, uma vez que o peixe, assim como o dourado, possui boca óssea.

Para pescá-la com a isca natural, use tuviras. Peixes vivos como lambaris e outros forrageiros podem fazer a diferença também.

Entre os tipos de linha prefira a multifilamento de 20 lb
por ser a pouca elástica. O monofilamento de 0,28 mm a 0,35 mm também pode ser usado – fique atento, pois você oideter um pouco de dificuldade na fisgada. 

Como a tabarana tem pequenos dentes muitos pescadores recomendam o uso de 5 a 10 cm de cabo de aço maleável ou rígido, além de um pequeno snap.   

Entre as artificiais mais comuns estão as de meia-água, twitch bait, colheres e spinners de 5 a 10 cm. Iscas de hélice, poppers e zaras, apesar de serem menos eficientes, podem proporcionar espetaculares ataques. 

Tabarana é parecida com o “dourado” e tem comportamento similar