Como proteger seu equipamento de pesca

Preservar o equipamento durante a pescaria significa não apenas ter “cuidado”. Sim de cuidar de um investimento, muitas vezes, nada barato

Por Pepe Mélega

Quando penso no valor dos meus equipamentos de pesca, fico assustado. Mas, assusto-me ainda mais com a coragem de algumas pessoas para investir em tralhas caríssimas e não terem cuidado algum com elas. Então, vale a pena pensar em como proteger aqueles instrumentos capazes de tornar nosso sonho uma realidade.

Do mesmo modo que cada vez mais a tecnologia e os materiais de ponta são empregados, os preços se elevam. Apesar de saberem disso, muitos pescadores nem chegam a lavar o material depois da pescaria, muito menos lubrificar para que ele sempre esteja pronto quando for exigido.

Mas, além dessas pequenas ações, que ajudam a manter conservado seu material, existem muitos outros cuidados que devem ser tomados.

O primeiro deles e um dos mais importantes se refere ao transporte. É quase sempre nessa hora que o seu equipmento tão precioso sofre os piores danos.

Para se chegar ao local da pescaria existem materiais adequados, como tubos para varas e bolsas para carregar sua tralha, assunto que já foi abordado em nossas páginas. Hoje todo pescador possui esses materiais. Mas, o que se pode fazer durante a pescaria?

Investir em capas de proteção é uma boa pedida para preservar as carretilhas

Hora de navegar

Nosso meio de transporte mais comum em uma pescaria embarcada é o barco de alumínio. É dentro dele que os equipamentos correm perigos, nem sempre tão visíveis, porém fáceis de evitar.

As batidas e as vibrações produzidas pelo barco no trajeto até o pesqueiro podem criar uma tremenda dor de cabeça, pois as varas que ficam em contato com a superfície dura recebem diretamente esse impacto.

Se as batidas forem repetidas e no mesmo lugar do blank (haste), pode-se criar um desgaste extra, acarretando perda de resistência. Em um arremesso despretensioso podem chegar a quebrar sem explicação nenhuma aparente.

Outro problema comum nesses casos é o de ter a carretilha ou molinete riscada por conta da ação abrasiva que essas batidas ocasionam.

Uma simples toalha pode ajudar na proteção dos equipamentos durante a navegação

Como evitar?

Para não ter dor de cabeça, é muito importante acomodar o equipamento de modo adequado. E para isso vale lembrar que o custo é baixo para proteger seu investimento. Portanto, não há desculpas para não fazê-lo

Das maneiras, a mais comum é comprar uma lâmina de EVA, vendida em papelarias. Depois basta cortar ao meio e acomodar embaixo das carretilhas, molinetes e das pontas dos caniços que ficam batendo quando o barco está em movimento. Essa folha de EVA, com o alumínio, vai amortecer os impactos dos materiais.

Também existem modos mais sofisticados, que, como roupas, vestem seu equipamento. Essas “roupas”, na realidade, são as capas e muitas vezes acompanham seus equipamentos na hora da compra.

Protetores de neoprene para carretilhas e molinetes são bem comuns e úteis, e protegem bem seu equipamento. Há diversos tipos de modelos. Prefira os de secagem rápida e aqueles que amorteçam melhor em uma eventual queda.

Crie o habito que vesti-los nos seus equipamentos antes de entrar no barco. Isso vale até na mudança de um ponto de pesca a outro. Essa prática vai evitar a desagradável surpresa de achar neles arranhões e marcas mais profundas que podem comprometer a durabilidade.

A capa que acompanha seu caniço também é ótima para usar no transporte, mas um pouco desajeitada para usar na hora de pescar. Ela serve melhor para o transporte dentro do tubo. Se ela não veio junto na compra procure fazer uma, pois é útil e ajuda a preservar, evitando riscos e ações repetitivas que causam desgaste por abrasão.

Tenha cuidado com o equipamento na hora de fazer o transporte em seu veículo

Itens específicos

Há também no mercado as capas para serem usadas durante a pescaria. Esse é mais pratico de “vestir” e também protege, principalmente daqueles impactos do barco de alumínio. Tenho experimentado e aprovo seu uso.

É evidente o beneficio de proteger seu investimento. Afinal, você sonhou com aquele caniço ou carretilha de última geração e sabe o quanto pagou por ele Não é nada agradável vê-los riscados ou quebrados por falta de um simples detalhe que diminua o impacto inevitável quando estamos embarcando.

Use as proteções disponíveis no mercado. Elas custam pouco e seu bolso agradece.