Por que o pacu borracha tem este nome?

Muitos pescadores tem esta curiosidade sobre esta espécie amazônica

Por que o pacu borracha tem este nome? O peixe é conhecido por este nome porque possui uma carne fibrosa, muito consistente e que passa a sensação de ser emborrachada. Essa característica se acentua especialmente nos exemplares mais velhos. Esse peixe de escamas de água doce pertence à família Characidae, uma das mais complexa da ordem Characiformes.

Os peixes desta família podem apresentar morfologias e hábitos ecológicos distintos, pois nela estão inseridos desde peixes pequenos até exemplares de grande porte.

O corpo coberto por pequenas escamas tem a forma arredondada ou ovalada, é alto e comprimido lateralmente. A cabeça é pequena e os olhos são grandes, situados na lateral. A boca é dotada de fortes dentes molariformes dispostos em uma ou duas fileiras. As pequenas nadadeiras dorsal e anal estão situadas na parte posterior do corpo. 

Comparado com o pacu comum (Piaractus mesopotamicus), nota-se uma pequena diferença na nadadeira anal, apesar de serem espécies muito semelhantes. Chega a alcançar 80 cm de comprimento e 10 kg, embora não seja muito comum encontrar exemplares desse porte. 

A coloração uniforme é escura, em tons marrom e cinza, com manchas avermelhadas pelo corpo, podendo variar às vezes conforme a água onde vivem.

O pacu-borracha é uma das espécies mais esportivas encontradas nos rios amazônicos