Conheça a história da primeira dama do fly

Joan Wulff, hoje com mais de 90 anos, foi considerada a “melhor arremessadora do mundo” e tem obras publicadas sobre o tema

Por Lielson Tiozzo

A pesca com mosca tem lendas com Lefty Kreh, Mel Krieger e David Withlock. Já no Brasil, dois nomes sempre lembrados são os de Paulo César Domingues e Nelson Borges. Mas existe também aquela que é mundialmente conhecida como a “primeira dama do fly”, a americana Joan Wulff. Por que?

Joan tem uma história que remete ao período que mulheres não tinham muito espaço nos esportes. Tampouco na pesca. Em meados dos anos 1930 ela observava o pai e o irmão se preparando para as pescarias. Até que um dia, depois de muito convencimento, conseguiu a liberação do patriarca para acompanha-los. Não demorou muito e a garota já havia tomado gosto.

Pouco tempo depois, Joan, com apenas 11 anos, havia vencido seu primeiro campeonato individual em um clube de pesca com mosca. Entre os anos 1943 e 1960 ela faturou 16 troféus em diversas competições pelos Estados Unidos.

Em 1951, ela se tornou a primeira mulher na história a ganhar uma competição de arremesso no fly. Ela teria obtido uma distância de 131 pés, deixando muitos homens para trás. Por isso, recebeu o título de “melhor arremessadora do mundo”.

Nove anos mais tarde, numa de suas últimas competições, Joan fez um arremesso de 161 pés. Ali ela estabeleceu um novo recorde feminino. Logo em seguida teria declarado: “o bom fly casting é lindo, gracioso e feminino. Adoro isso”.

A primeira dama do fly foi considerada a melhor arremessadora do mundo

Cursos e marcas

Em 1979, Joan e seu marido Lee Wulff lançaram a Wulff School of Fly Fishing, em Catskills, nos Estados Unidos. O local funciona até hoje com infraestrutura para receber entusiastas do mundo todo. Além da aula teórica, os rios que cortam a propriedade privada servem para uma pescaria de truta.

Joan escreveu três livros detalhando seu conjunto exclusivo de métodos de fly. Ela trabalhou por mais de vinte anos como escritora da revista Fly Rod & Reel . Seu primeiro vídeo instrutivo, “Dynamics of Fly Casting” , ainda é referência para iniciantes e especialistas. Ela apresenta diversos DVDs.

Na década de 1980 o casal fundou a Royal Wulff Products, a qual é especializada na oferta de produtos como tackle exclusivo, linhas de fly, backing, líderes de fluorcarbono e material tippet, revestimento de linha de voar, materiais instrucionais e varas de bambu feitas sob medida de quantidade limitada.

Vale destacar que Joan foi colocada no Hall da Fama da IGFA em 2007, por toda sua contribuição à pesca com mosca. Hoje, com mais de 90 anos, segue trabalhando em sua escola e prestando assistência a quem quiser ouvi-la.

Joan é uma referência no assunto pesca com mosca e possui diversos seguidores