Como escolher um bom caiaque de pesca

Pescar a bordo de um caiaque é diferente. Mas para ter segurança e eficiência, o modelo escolhido deve ser o que mais enquadra com seu perfil

Para escolher um bom caiaque de pesca, leve em conta onde irá pescar. Esse é o primeiro e principal requisito, porque existem modelos mais apropriados para determinados tipos de navegação. Alguns tem maior estabilidade de remada, devido à quilhagem, outros são mais apropriados para as águas mexidas, como o mar.

Já os de fundo mais liso são para águas com mais correntezas e possuem resistência para arrasto em pedras. Um detalhe importante é o peso do pescador e também a quantidade de tralhas que pretende carregar.

Atente-se à segurança que tem a ver com peso, estabilidade e conforto. Isso está relacionado com espaço como, compartimentos porta-varas e porta-trecos. Vai muito da necessidade de cada pescador!

Não existe “o melhor caiaque”. O que existe são caiaques mais ou menos indicados para cada tipo de pescador e de situação de pescaria. Feita essa ressalva, destaco como de maior importância as seguintes características.

-Estabilidade e desempenho: atributos que tendem a ser inversamente proporcionais. Sendo crucial eleger um caiaque com casco que alie estas duas qualidades nas proporções da necessidade do pescador.

Conforto: um bom encosto com suporte firme para a região lombar e compartimentos estanques bem distribuídos fazem diferença.

-Manutenção de rumo: o “tracking” – tendência da embarcação em se manter em linha reta – é um dos atributos mais fundamentais nos caiaques de pesca.

Para tanto é essencial uma boa quilha, positiva, que seja capaz de manter o rumo, esteja o pescador remando ou não. Em muitas circunstâncias este é um fator que pode determinar se a pescaria será prazerosa e divertida ou cansativa e frustrante.

Caiaques com bordas muito altas também sofrem mais para manter o rumo, devido à maior influência que recebem dos ventos e das ondulações laterais.

O caiaque deve seguir alguns critérios que ajudem o pescador obter o melhor desempenho na pescaria