Recorde do dourado com linha de 16 lb está próximo de ser batido

Exemplar de 19 kg deve ser o novo dono da categoria; autor da façanha é perseguidor de recordes

Por Lielson Tiozzo

O estadunidense Arthur Weston está próximo de conquistar o recorde do dourado na categoria linha 16 lb. No primeiro dia de março deste ano ele capturou um exemplar de 19 kg (42 lb) no Rio Uruguai, na região conhecida como La Zona, entre a Argentina e o Uruguai.

A própria IGFA confirmou o recebimento do pedido de recorde. Caso seja aprovado, substituirá com “folga” o vigente para esta categoria: um exemplar de 15 kg.

Weston é um “caçador de recordes”. Ele possui nada menos que quatro recordes já homologados na IGFA. Um deles, no entanto, foi superado. Curiosamente era o do dourado mais comprido: com 98 cm, também capturado em La Zona. O novo recordista da categoria All Tackle Length possui 103 cm e foi pescado em…La Zona!

O estadunidense ainda conta com o recorde do abotoado mais pesado (All Tackle) com 8.16 kg. Possui também o recorde do tucunaré-açu mais comprido (que está empatado com cinco registros) com 90 cm, fisgado no Rio Curicuriai, no Brasil. E, por fim, outro recorde obtido em águas brasileiras é o da cachorra (3.86 kg) com linha de 2 lb capturado no Rio Jatapu.

E quer mais? A Pesca & Companhia já foi avisada que ele tentará o registro do dourado na categoria de linha de 4 e de 6 lb, pescados no mesmo dia e no mesmo local. Se conseguir, vai poder se gabar de ter quebrado em um único dia três recordes mundiais da pesca.

Artur Weston é um verdadeiro “caçador de recordes”. Ele já havia obtido o do dourado mais comprido do mundo em 2012