Qual é a melhor época para pescar peixe grande?

Juninho e Tuba comentam sobre um período mais favorável para buscar o troféu

O primeiro passo para pescar peixe grande começa na escolha da melhor época para fazer a pescaria. É verdade que peixe se pesca durante o ano todo, mas existem períodos que favorecem a captura dos maiores exemplares no hemisfério sul, onde vivemos. Meses quentes, de setembro até meados de abril, são considerados os “mais produtivos” pelos mais experientes devido a uma série de fatores.

“A melhor época é entre a primavera (setembro a dezembro) e o verão (dezembro a março). Quem pesca bastante já pôde comprovar que nesse período existe maior oferta de comida, a maioria dos peixes fica mais ativa, com mais fome, e isso facilita a captura”, explica Tuba.

Juninho também atribui o sucesso na pescaria à escolha da melhor época e ainda destaca que “a seqüência regular de tentativas” é outro fator que aumenta a possibilidade da fisgada inesquecível. “Não podemos pescar só no verão. De repente pode acontecer de o troféu sair num mês mais frio, embora a chance esteja realmente reduzida”, conta.    

Como todo pescador tem sua espécie favorita, outro fator considerado de extrema importância é o conhecimento sobre os costumes dela. Não adianta querer fisgar o robalão se não for feita uma consulta prévia da situação da maré no local escolhido. Pesquisar faz sim a diferença.

“Nós precisamos conhecer os hábitos alimentares específicos das espécies para identificar a melhor isca. Além disso, o pescador precisa ter noção da onde a espécie cobiçada está, para não arremessar no local errado e achar que o peixe não estava ali”, afirma Tuba.

Essa pesquisa também engloba o conhecimento dos locais onde a pesca de determinadas espécies é permitida, como ressalta Juninho. “Em pontos próximos de cachoeiras e em corredeiras a pesca é proibida o ano todo. O pescador não pode atropelar as leis regionais só porque quer fisgar um peixão”.  

Uma boa maneira de saber essas informações é por meio de consulta à Polícia Militar Ambiental (PMA) que fiscaliza a região escolhida.

Juninho tem suas estratégias para pescar peixe grande; mas ressalta: “só pega peixe quem pesca”