Pescaria com camarão artificial e jig head

Notamos que numa “maré preguiçosa”, sempre que usamos menos peso na isca, o resultado de capturas aumenta

Thomas Schmidt e Pepe Mélega

Sempre que vou pescar com meu amigo e guia, Thomas Schmidt, lá em Bertioga (SP) alguma coisa estamos experimentando. Há muito tempo Schmidt prega o uso do finese na pesca do robalo com técnica de jig head. E sempre conversamos muito sobre isso. Dessas conversas e práticas vão surgindo anotações que conferi recentemente.

Na realidade, já vinha em minha memória como um fato consumado. É de praxe eu começar a pescaria na costeira com 8 ou 9 g de peso. Schmidt normalmente inicia com 7 g. Isto, digamos, é a nossa zona de conforto. Eu como não tenho a mesma frequência que o Schmidt na água, preciso de mais tempo para calibrar a mão e usar um peso menor.

Há situações que começamos explorando o ponto de pesca sem a maré adequada. Ou seja, correndo, como se espera na pesca do robalo. Sempre que isso acontece percebemos uns “choquinhos” como chamamos as pegadas bem suaves que acontece após o arremesso. Lembra um pegada da espécie parati no camarão. Mas algumas vezes é ele. E acabamos fisgando, mas nem sempre o é!

Robalos são predadores que se alimentam com a maré em movimento. Mas não deixam de ser predadores natos. Logo, se a presa passar muito perto, ele não vai deixar passar sem uma tentativa. Nada de muito esforço para não perder a oportunidade. Muitas vezes essa sugada – robalos pegam por sucção suas presas, é insuficiente para adentra a boca e não conseguimos a fisgada desejada.

A sensação é de um peixe pequeno ou do parati nas imediações. Mas sempre que diminuímos o peso em 2 ou 3 g a situação muda de figura é o que parecia ser pequeno se demostra de bom tamanho após fisgadas eficazes.

Conversando com Schmidt a conclusão é a mesma: robalo pouco ativo em função de ausência de maré correndo ou correndo muito ligeiramente encurta a janela de ataque e a intensidade desse predador.

Confira a nossa experiência em mais um vídeo inédito da Pesca & Companhia: