Ceva de arroz e terra para pesca em rio

Esta receita é bastante apropriada para pesca de curimbas e outras espécies de escama

Por Juninho

A ceva que mistura arroz e terra é um boa para pescar nos rios, sobretudo quem vai em busca de curimba e piapara. O pescador deve se certificar que ela não falte em sua pescaria. Eu costumo elaborar a ceva principal a base de 70% de terra vermelha, 30% de farelo de arroz e água. Mas nada impede que se possa incrementar com quirera de arroz ou milho e sangue, no lugar da água.

Sempre preparo o trato com sobra, em quantidades aproximadas de 30 a 40 quilos de terra, 10 a 20 quilos de farelo de arroz, 20 a 30 litros de sangue, 5 a 7 quilos de quirera de arroz e 7 a 10 quilos quirera de milho.

As quireras são deixadas na água por 24 horas, antes de fazer a mistura e tanto o sangue como a terra são peneiradas para obter uma mistura mais homogênea e de melhor dissipação na água.

Essa quantidade eu uso em um barco com dois pescadores. Para uma pessoa, três baldes de 20 litros de ceva, sendo que um vai ser usado para reabastecer ao meio-dia, são suficientes. 

A apresentação desse preparado deverá ser feita em sacos furados (os de batata são especiais). O pescador poderá usar um ou dois dependendo da força da água. É necessário amarrar um peso no saco no lado de fora, para balançar com maior facilidade a ceva durante todo o dia.

Para fazer o trato que vai na mola empregada na pesca de curimba, uso apenas de farelo de arroz e água. Ela poderá ser feita durante a pescaria, desde que tenha no barco uma pequena bacia para essa operação. 

O farelo de arroz tem que ser aquele do brunidor da máquina que faz o polimento do grão, por ser extremamente fino, conseguir uma liga consistente e ter um alto poder de atração. Dependendo do dia, chego a usar de três a cinco quilos por dia. 

Com poucos e simples ingredientes é possível preparar esta ceva para atrair os curimbas