Crianças soltam filhotes de garoupa em Ilhabela

Ação contou com atividades lúdicas para ensinar às crianças a importância da preservação

Muitas crianças participaram de uma ação de soltura de 70 filhotes de garoupas no Yatch Club de Ilhabela (SP). A ação se deu em parceria com a Associação Ambientalista Terra Viva (ATEVI) durante o sábado de Páscoa.

A equipe da ATEVI montou um aquário com filhotes de garoupa. E fez uma atividade lúdica por meio da qual as crianças, divididas em dois grupos, foram estimuladas a desenhar peixes com características oceânicas e os de toca.

Analisando as diferenças entre os tipos de peixes, “o objetivo foi dar condições de elas mesmos poderem identificar as garoupas ao vê-las na natureza”, explica o YCI.

Em seguida cada participante pode soltar alguns filhotes nas pedras da prainha do YCI.

Os pesquisadores da ATEVI foram os primeiros no mundo a conseguir a reprodução da garoupa em ambiente artificial. Isso se deu graças ao Projeto Garoupeta, que pretende dar os primeiros passos para a recuperação dos estoques da garoupa verdadeira.

Além da análise genética para escolha dos melhores casais e a criação dos alevinos semelhantes à população já encontrada no entorno de Ilhabela, o projeto identificou áreas adequadas com oferta de tocas e alimentação para as garoupas que serão soltas.

Crianças fizeram a soltura dos filhotes de garoupa no litoral paulista