O que você precisa saber sobre linhas na pesca de praia

Quando e como empregar mono, multi e fluorcarbono em suas pescarias

Por Vladimir Ferreira

Na pesca de praia as linhas de monofilamento são as mais utilizadas, porque ainda é a que propicia melhor rendimento nas pescarias, principalmente nas de arremessos longos. Além desse atributo, é também a que oferece menor resistência ao vento, condições do mar, mais especificamente pelas ondas e correnteza lateral.

Nesta modalidade  devemos utilizar linhas mais finas, com diâmetro variando entre 0,14 mm e 0,25 mm, dependendo do tipo de pescaria, leve, média e pesada. Porém, para que possamos pescar com linhas tão finas, é necessário o uso de um arranque (líder) mais grosso.

Porém, pelo fato de as mono possuírem bastante elasticidade, algo que se agrava ainda mais nos arremessos longos, acabam diminuindo a sensibilidade e a visualização das batidas, principalmente de peixes pequenos e médios. 

Foi aí que muitos pescadores acabaram utilizando a linhas de multi. Sendo assim, essas linhas vieram para aumentar ainda mais a sensibilidade e com muito mais resistência.

A multi apresenta alguns problemas, tais como: mais interferência pela ação do vento, das ondas e da correnteza, que normalmente dificultam a ancoragem das chumbadas, sendo necessária a utilização de modelos mais apropriados para tal situação. 

Para quem estiver começando na modalidade eu não recomendo a utilização das multifilamentos, pois a grande dificuldade no começo é saber o que é a beliscada de um peixe ou simplesmente a ação de uma onda sobre a linha.

Já as linhas de fluorcarbono  só utilizo para fazer as pernadas dos anzóis, principalmente porque: são altamente resistentes à abrasão, mais especificamente provocada pela boca de algumas espécies, como o robalo, por ser translúcida, e também quando estou utilizando pernadas longas, entre 80 cm e por vezes até dois metros.

Vladimir Ferreira explica os detalhes de cada linha que pode ser usada na pesca de praia