Não use alicate para cortar linha multifilamento

Recomendação vem de um dos maiores fabricantes de alicate internacional

Não use alicate para cortar linha multifilamento. A recomendação vem do co-proprietário da Accurate Fishing Products, David Nilsen. Para corta-las, use um aparelho específico, a fim de evitar o desgaste. E existem diversos modelos disponíveis ao mercado. 

Em entrevista à revista Sport Fishing Magazine, Nilsen destaca que a maioria dos alicates é projetada para cortar monofilamento ou fluorcarbono. Além, é claro, de suas funções comuns, como prender, apertar e retirar objetos.   

Os materiais usados no alicate, como aço inoxidável, em atrito com fios altamente resistentes das linhas modernas perdem sua resistência.  Sendo assim, você vai desgastar um aparelho que deve ser empregado em outra tarefa.

“Se você vai cortar os fios trançados do multifilamento, use um modelo desenvolvido para isso. Caso contrário, vai romper a vanguarda do alicate, diminuindo sua durabilidade”, sugere Nilsen.

Nas lojas de pesca existem diversos modelos de cortadores de linha multifilamento. Eles podem ter formato de alicate ou mesmo de uma simples tesoura.

Lembre-se também de usar o cortador de linha multifilamento apenas para esta atividade. Não o use para apertar ou mesmo tirar os excessos de nós feitos com outros materiais.

Para lidar com linha multifilamento, procure um aparelho específico. Assim você evitará danos a outros materiais