Com o que se comunicar na pescaria?

Nossos especialistas enumeram os aparelhos que levam para não ficarem incomunicáveis aonde vão

Se comunicar com órgãos de controle ou familiares durante a pescaria é sinônimo de segurança. O que nossos especialistas sugerem, afinal?

Pepe Mélega – Celular ou rádio. Nos dois casos é necessário estar “no ar” se não há sinal. Apesar de que com o radio há sempre uma chance, mesmo que remota, de alguém lhe escutar. 

Tuba – No mar rádio VHF é fundamental. Atualmente com a rede de celulares, um aparelho celular também é importante. Além disso, eu sempre tenho um telefone por satélite.

Guilherme Monteiro – Celular é o principal meio. Além de ser um telefone também tem acesso a internet. Onde não existe sinal, na selva, por exemplo, temos que nos planejar em relação ao que é possível, como rádio, telefone via satélite ou mesmobase em torre fixa na pousada.

Saulo Nazion – Geralmente pesco em locais onde o sinal do celular pega bem. Contudo, irei à Amazônia este ano e levarei um celular via satélite, que me custou R$1,3 mil, com plano pré-pago de 100 minutos de R$ 600. Sem dúvidas vale o investimento.

Domingos Bomediano – Diante das facilidades de atualmente, sobretudo nas áreas normalmente cobertas, sem dúvidas, que a telefonia celular vem no topo de preferência! Contudo, em locais onde não há isso, sempre que vou pescar deixo em casa todos os modos possíveis de contato com o local para onde irei. Já precisei falar em áreas de “sombra”, como, por exemplo, quando estive em um barco-hotel amazônico. Mas foi tudo bem. Consegui falar quando estive em área onde o serviço permitia!

Maicon Bianchi – Eu acredito que no Sudeste, onde costumo pescar, o celular é indispensável. Devemos levar bateria extra, porque usamos o tempo todo para fazer postagens nas redes sociais e se o celular não funcionar, vai nos complicar. Já nos locais mais afastados, eu sempre utilizo o Global Star, um telefone por satélite. Em meus barcos na Amazônia, Tucuna e Tucuninha, eu não abro mão de ter estes aparelhos. 

Alexandre Dick – O principal meio de comunicação é importante para qualquer eventual emergência. No meu barco eu tenho um rádio VHF para, se precisar, acionar a Marinha. Eu gostaria de ter um telefone por satélite porque ele consegue estabelecer uma comunicação em pontos bem remotos e pode nos salvar. 

Ter a comunicação assegurada na pescaria significa ter mais segurança