Cinco passos para pescar peixe grande

Esteja preparado para encarar o grande desafio de sua vida de pescador

Confira cinco passos para pescar peixe grande:

1 – Escolha o lugar mais promissor:

Estude a espécie e levante o maior número de informações possíveis sobre onde ela costuma se desenvolver mais. Depois disso, se assegure da melhor época do ano e faça a sua reserva com bastante antecedência. Além de poder pagar em condições melhores, vai poder se preparar adequadamente e adquirir mais conhecimento.

2 – Leva a tralha mais adequada:

Já que o porte do seu alvo é grande, escolha o equipamento compatível com o porte dele. Se a sua pescaria é oceânica, por exemplo, o próprio guia ou empreendimento já deve ter os conjuntos prontos. Mas, se for uma espécie de água continental, escolha todos os itens conforme as orientações que você tem e, se tiver condições, leve até três conjuntos. Abuse da variedade de iscas. 

3 – Siga as orientações do guia:

Caso esteja em uma pousada, o guia vai saber o melhor horário, o melhor ponto e, sobretudo, a melhor isca. Não seja teimoso. A menos que você reparar que a pessoa que atende esteja insegura, evite querer impor as situações. Ser arrogante é o primeiro passo para fracassar na pescaria de peixes grandes. 

4 – Use a tecnologia:

Caso vá pescar por conta própria, ou já sabe que o guia não conta com os aparelhos GPS e Sonar, não deixe de levar o seu. O uso desses aparelhos facilitará a identificação dos pontos e até mesmo para localizar um possível alvo. 

5 – Seja muito paciente:

A paciência é a maior virtude que qualquer pescador deve ter. E se vai em busca dos bitelos, saiba que vai lidar com um predador que já sobreviveu às situações de perigo, escapando de exemplares maiores. Além disso, é um caçador que já aprendeu a surpreender as suas presas e escolhe-las muito bem. Fisgar um peixe grande exige dedicação e inteligência. 

Lester Scalon e um gigantesco dourado pescado no Rio Paraná (Foto: Pepe Mélega)