Bolsonaro quer liberar pesca subaquática em área protegida

Local citado pelo presidente é o mesmo onde ele foi multado por pesca ilegal em Angra dos Reis (RJ)

Por Lielson Tiozzo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) cogitou a permissão da pesca subaquática na Estação Ecológica Tamoios, em Angra dos Reis (RJ). A região, considerada Unidade de Conservação Federal, é a mesma onde o mandatário foi multado pelo Ibama em 2012 por pesca ilegal.

De acordo com Bolsonaro, Angra dos Reis tem potencial para ser como Cancún. A cidade mexicana é referência do turismo na América Latina por oferecer variedade de pontos para mergulho e pesca sub.

“Hoje em dia o que sobrou (de pratica esportiva) para mim foi a caça submarina. Pretendo implementá-la ali na região de Angra. Lá é uma Estação Ecológica demarcada por decreto presidencial. Estamos estudando nesse sentido, né, revogar isso aí e abrir aquela área para fazer um turismo. A iniciativa privada vai investir ali naquela região, e quem sabe nós tenhamos uma Cancún aqui na baía de Angra brevemente”, discursou Bolsonaro, durante uma entrevista à Luciana Gimenez, no programa Luciana by Night, da Rede TV.

O presidente também afirmou que a Estação “não preserva absolutamente nada”. Por isso, precisa sofrer mudanças.

“A Estação Ecológica de Tamoios está demais. Não preserva absolutamente nada e faz de uma área rica, que pode trazer bilhões de reais, por ano, em turismo, que está parada por falta de uma visão mais objetiva, mais progressista nessa questão “, explicou.

A pesca subaquática é um dos atrativos de Cancún, no litoral do México (Foto: Cancún Pesca Deportiva)