Será que vale a pena acordar cedo para pescar no frio?

Este é um dilema que muitos pescadores vivem nestas épocas mais geladas do ano

Por Lielson Tiozzo

Uma pergunta que o pescador se deve fazer nesta época do ano é: “vale a pena acordar cedo para pescar?”. A dúvida paira por muitas razões. Porque, por mais disposto que o sujeito seja, sair da cama com qualquer temperatura inferior ou próxima a 15ºC não é fácil. Além disso, as estatísticas apontam que com água fria, é no horário mais quente do dia que o peixe costuma atacar…

Então por qual razão o pescador deve acordar antes das 5h, por exemplo, se de repente ele nem precisa fazer um grande deslocamento? Está ali, bem próximo do ponto de pesca, e pode dormir um pouco mais ou gastar mais tempo tomando um reforçado café da manhã justamente para não sentir fome na hora do almoço e aproveitar a elevação da temperatura? 

Uma vantagem muito interessante é que, enquanto uma provável maioria pensa apenas nos pontos já citados, o local da pescaria fica vazio e menos “explorado”. Ou seja, nas primeiras horas da manhã há menos pressão de pesca e quem estiver nos locais mais promissores pode aproveitar bastante à vontade, sem concorrência e, sim, com isso ser surpreendido pelo ataque de algum bitelo.

Existem peculiaridades conforme a espécie almejada e o local da pescaria. Por isso o pescador deve consultar o guia, se houver disponibilidade, e colocar numa balança o que vale realmente a pena. Se o histórico de dias anteriores comprovar que não há ação de manhãzinha, desencane. Mas se nada provar o contrário, experimente! 

De qualquer maneira, se vai pescar no frio, não deixe de ir bem agasalhado!