Rejeitos de Brumadinho não chegaram no São Francisco, segundo MMA

Ministério chama de “fake news” notícias que haviam sugerido a poluição nas águas na área do desastre

Por Lielson Tiozzo

O Ministério do Meio Ambiente informou que os rejeitos da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão não ultrapassaram os limites do reservatório de Retiro Baixo e atingido o lago de Três Marias e o Rio São Francisco. O rompimento da estrutura da Vale, em Brumadinho (MG), se deu no dia 25 de janeiro.

Em nota enviada à imprensa, o Ministério chamou de “fake news” as notícias que sugeriam a poluição devido ao rompimento da barragem.

“Várias notícias sem embasamento científico adequado ou mesmo informações enganosas (“fake news”) têm sido divulgadas desde a data do rompimento da barragem. Os órgãos ambientais envolvidos no monitoramento do desastre ressaltam mais uma vez que permanecem vigilantes no acompanhamento da dispersão dos rejeitos no Rio Paraopeba. Dessa forma, asseguram que a população será imediatamente informada, por meio de comunicados oficiais e da imprensa, sobre qualquer alteração relevante no cenário de poluição decorrente do desastre”, informa o MMA.

Ainda de acordo com a pasta, “entre os dias 9 e 16 de maio de 2019, foi realizada uma expedição de campo para avaliar a extensão da área, ao longo dos Rios Paraopeba e São Francisco, por onde se espalharam os rejeitos”. Uma equipe de mais de 30 profissionais de universidades, do Ibama, da Agência Nacional das Águas atuou sob coordenação da Polícia Federal.

Mais de 4 mil dados e amostras foram coletados ao longo de aproximadamente 250 km de rios e lagos, desde Brumadinho até os reservatórios de Retiro Baixo e Três Marias. “Tal conjunto de dados envolve imagens de satélite, medições radiométricas e hidrológicas, amostras de água e sedimentos de fundo dos corpos hídricos”, descreve o MMA.

Por fim, o Ministério informa que “os resultados obtidos até o momento permitem afirmar com segurança técnica que não há, até a presente data (20 de maio), evidências de que os rejeitos minerários oriundos do rompimento da Barragem 1 tenham ultrapassado os limites do reservatório de Retiro Baixo e atingido o lago de Três Marias e o Rio São Francisco”.

Polícia Federal coordenou equipe de pesquisa que averiguou os impactos dos rejeitos de Brumadinho na área da tragédia (Foto: MMA)