Como escolher o comprimento da vara?

Em quais situações as mais curtas são apropriadas? E as mais compridas?

Como devo escolher o comprimento da vara? Os caniços de pesca mais curtos entre 5’3” a 5’8” são indicados na pesca de arremesso pelo conforto ao trabalhar as iscas. Sobretudo na pesca de robalos, traíras e tucunarés, pois o padrão nessa de pescaria é de arremessos curtos a médios. Os quais quase não superam os 30 metros de distância e o trabalho na maioria das vezes é o rápido. 

Os modelos mais longos ajudam a conseguir arremessos mais distantes, na briga com o peixe e a conseguir um trabalho melhor com determinados tipos de iscas, como é o caso das iscas soft no robalo, em que um caniço longo (6’2” a 6’4”).

Ela é mais do que desejável porque possuem a capacidade de melhor telegrafar melhor a pegada na isca, pela eficiência maior da fisgada e principalmente pela potência de alavanca. 

Outra situação é quando usamos as isca de hélice grande para os açus. Essas artificiais são trabalhadas de maneira mais confortável com um caniço longo e pode potencializar os resultados porque ajudam a cobrir grandes áreas e ajudam na briga com o peixe.  


Já o corrico em águas internas pede um caniço mais longo e moderado em sua ação.

Em suma, para conseguir sucesso, para melhorar nossa performance é preciso ser mais técnico, buscando equipamentos mais adequados a nossas pescarias.

Existem alguns critérios que devem ser obedecidos para o pescador ter melhores resultados