USP lança inédito sistema de previsão do mar on-line e gratuito

Ferramenta fornece previsão com até 48 horas de antecedência sobre o comportamento das correntes marinhas e outros detalhes

O sistema on-line Preamar apresenta de maneira gratuita a previsão do mar. O lançamento desta plataforma inédita foi feito pelo Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

De acordo com o IO, “a ferramenta fornece previsão com até 48 horas de antecedência sobre o comportamento das correntes marinhas, a elevação da superfície do mar. Além de temperatura e salinidade para três regiões da costa do Estado: a plataforma continental, o Canal de São Sebastião e o sistema estuarino de Santos-São Vicente-Bertioga”.

O modelo serve para auxiliar no planejamento urbano e de navegação costeira. O principal conjunto de informações que abastecem o Preamar vêm do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que fornecem as previsões de vento.

O sistema apresenta várias funcionalidades. Para as comunidades litorâneas em geral, por exemplo, é possível prever ressacas do mar. Em caso de derramamento de óleo, há indicação de como a mancha pode se movimentar e auxiliar as autoridades a contê-lo.

“Temos as informações no formato padrão e se houver necessidade de qualquer evento, podemos detalhar”, afirma o professor Marcelo Dottori, do IO e um dos coordenadores do projeto, ao Jornal da USP.

Com isso, caso ocorra algum acidente no mar, os responsáveis pelo sistema podem detalhar ainda mais as informações de previsão para ajudar, desde que sejam contatados pelas autoridades.

“Estamos abertos para a Defesa Civil, as atividades do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil”, acrescenta o professor.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O PREAMAR!


Ferramenta é pioneira na cobertura geográfica e alcança mais regiões com maior resolução espacial que outros sistemas