Quais as melhores iscas para pescar traíra?

Existe um cardápio variado tanto para iscas naturais, como para artificiais

Por Fábio Zurlini

Quais as melhores iscas para pescar traíra? Não é verdade quando escuto de alguns colegas que, para capturar a espécie, é só jogar qualquer isca que ela bate. Não concordo com essa tese, pois ao longo dos anos venho pescando as dentuças em açudes e represas, percebendo que seu comportamento é muito diferente.

A grande maioria que utilizamos na pesca do bass e do tucunaré serve para pescar as dentuças, sendo que algumas são infalíveis em represas.
Começamos pelas minhocas. Dou total preferência para as curly tail de 4 a 6 polegadas.

Sempre utilizo cores escuras, mas particularmente gosto das pretas e das marrons nos spinnerbaits com lamina colorada (redonda), pois imprimem mais vibração na água. Gosto das lâminas cromadas para trabalhar essa isca. Quanto às cores dou preferência para as chartreuse (amarelo) e para as brancas, não importando o período do dia.

Outra ótima isca para os meses frios é a crankbait de fundo, também chamada de deep crank, que trabalha numa faixa de três a cinco metros de profundidade. Neste caso, as cores são as que mais se parecem com as iscas do local, como ayu, silver ayu e cromadas.

Na parte da tarde utilizo os cranks charteuse (amarelo). Acredito que essa cor chame a atenção do predador pela luminosidade e tons, mas isso é um assunto para biólogos.

No primeiro e no segundo caso, você terá que verificar a velocidade de trabalho dos cranks. O trabalho é chamado de morte súbita, acertando a velocidade de recolhimento (lento). Após passar no local ou estrutura desejada, uma pára no recolhimento imediato, conjugado com dois ou três toques secos. Isso fará sua iscar dançar no fundo para os dois lados. Eu diria que é infalível para as dentuças.

Fique atento, pois há varias represas com ótimo volume de traíras e trairões. Os locais são conhecidos dos pescadores que mais freqüentam habitualmente. Quando você escutar a palavra “trairódromo”, tenha a certeza de que este será o cenário da sua próxima captura.

A traíra é um peixe costuma atacar uma boa variedade de iscas. Tenha várias à disposição