Qual é o peixe mais comprido do mundo?

Enquanto alguns pescadores sonham com exemplares de dois metros, existe um gigante no Oceano que mede mais de oito vezes isto

Você já tentou pescar alguma espécie com mais de dois metros de comprimento? É difícil encontrar algum exemplar nas águas brasileiras. E a busca, talvez, tenha se concentrado no mar ou com os bagrões amazônicos. No entanto, o peixe mais comprido do mundo é bem maior do que isto.

O oarfish pode ser considerado o mais comprido. Este peixe chega medir 17 metros, embora este tamanho seja apenas descrito na literatura científica. O maior exemplar já visto mediu 9 metros. Ele habita todo o Oceano, mas prefere climas temperados. Vive em profundidades de até 200 metros.

Por ficar escondido, raramente é pescado. Os exemplares encontrados estavam mortos. Acredita-se que o oarfish deixa as profundezas quando se dá conta de alguma forte tempestade. Ao chegar à superfície, decide se locomover até uma praia, onde acaba encalhando e morrendo. Seu nado vertical lembra até um cavalo-marinho.

O nome oarfish se dá porque, traduzindo do inglês, seria “peixe-remo”. Os remos seriam as suas duas barbatanas enormes, as quais, segundo quem as viu, lembram o equipamento usado na navegação.

Soldados dos Estados Unidos e um oarfih encontrado na praia de San Diego, na Califórnia, em 1996 (Foto: Wikipedia)