Quando usar girador rolamentado na pescaria

Item ajuda a evitar a torção da linha e assim garantir a qualidade da pescaria

Por Juninho

O girador rolamentado é um artifício que devemos sempre recorrer em ocasiões específicas. Ele tem a mesma função de um girador comum, o qual usamos em montagens para iscas vivas ou até mesmo naturais. Mas lembre-se que o emprego deste recurso vale tanto para quando usamos carretilha, como para molinetes.

Quando uso tuviras como isca e pesco em lugares com água corrente é comum que a linha torça. Sobretudo quando faço o recolhimento. A ação da água faz com que a tuvira “gire”. O que é fatal para a linha, seja mono, seja multifilamento.

Hoje em dia, para evitar esse problema, costumo fazer meus empates de aço com giradores rolamentados, como na foto. E estou muito satisfeito. Porque este girador acompanha o movimento da isca, preservando a linha.

O ponto alto de seu uso é em rios de solo de pedra, tendo como “alvo” o dourado. Para essa pescaria gosto de para o barco ao lado de uma cabeça de pedra e usamos a técnica de arremessar acima da estrutura, deixando a isca sobre pontos de ação do peixe.

O girador deve ser empregado no empate de aço, neste caso, para evitar a torção da linha

Outro emprego

Esta pequena peça também faz bastante diferença quando utilizamos iscas que possam rodar durante o trabalho ou possuem componentes que girem, como é o caso de colheres, jumping jigs e iscas de hélices.

Para esses equipamentos, o interessante é empregar o girador com rolamento preso a um snap, que vai facilitar a troca de iscas.

Apenas fique atento ao tamanho do conjunto para não alterar o nado da isca artificial.

O girador rolamentado também é indicada para algumas iscas que costumam torcer a linha, como colheres e iscas de hélice