Qual a diferença entre cabo de vara feito de EVA e de cortiça?

Os dois materiais são os mais difundidos; conheça as características de cada um deles para você saber qual escolher ou usar em certa pescaria

Amigo pescador, você qual é a diferença entre o cabo de vara feito de EVA e de cortiça?

A espuma usada é o EVA, que significa “Etil Vinil Acetato”. Este produto é um composto químico de diversas matérias, como: resina, agente de expansão, ativadores, auxiliares de processo, pigmento e outros polímeros.

Dependendo do processo de produção, terá características diferentes, como a variação de dureza e densidade. 

Por ser fácil de tornear, o EVA pode ter qualquer forma, ou seja, proporciona um ótimo acabamento; tem grande durabilidade e não perde a cor com o tempo, a manutenção é simples e é fácil de limpar.

Pode ser usado em qualquer tipo de vara, mas é mais indicado para as pescaria de mar, devido à durabilidade e à melhor resistência ao sal.

O ponto fraco é ser um material que marca, mas se colocarmos em água quente ele expande e volta à sua forma original.

Ele é também um pouco mais pesado que a cortiça e um pouco mais escorregadio. Se não for limpo após a pescaria, pode ficar com mau cheiro. 

O EVA é um material fácil de ser trabalhado e oferece um excelente acabamento

E a cortiça?

Já a cortiça, vem da casca de uma árvore (Quercus suber) e é um material clássico para cabos de varas, especialmente para as mais leves, como de bait casting leves e médios e em modelos especiais das grandes marcas.

Este material é mais leve que o EVA, menos escorregadio e tem o preço geralmente mais elevado, por conta do custo de importação.

Apesar das excelentes qualidades, é um material que com o passar do tempo necessita de mais manutenção, como fechar os buracos que vão aparecendo. 

Vale lembrar que as cortiças são classificadas por letras de acordo com o seu acabamento. Cortiça AAA, AA, A e cortiça aglomerada ou emborrachada.

O tipo AAA é de melhor qualidade, decrescendo até a cortiça aglomerada. A cortiça aglomerada, que mistura resina na sua composição, é mais usada para o acabamento no pé da vara, porque são mais resistentes que a tradicional. 

A cortiça é mais leve que o EVA e é muito empregada nas varas mais especiais