Salva boias para pesqueiro: não perca a sua sem ao menos tentar!

Item caseiro é muito útil para evitar prejuízos; por isso é sempre bom ter um à disposição em sua tralha

Por Alexandre Olo

Quem nunca experimentou aquela triste sensação de ter a linha rompida nos minutos finais de uma briga e ver aquela boia da sorte e o seu troféu irem se afastando lentamente até desaparecer dentro d’água? Por isso é sempre bom ter um salva boias para pesqueiro. 

O meu saval boias é caseiro. Deixo sempre um equipamento montado com um pequeno acessório muito fácil de fazer, o qual uso para esse tipo de resgate e que costuma funcionar em 80% dos casos. Pelo menos é o que estimo. Porque tem ocasiões em que vamos perder a boia e não vai ter jeito.

Para fazê-lo, basta prender um anzol numa extremidade e um girador noutra, usando um pedaço de cabo de aço. Neste espaço, introduza alguns chumbos e miçangas. Você pode até mesmo deixá-lo já preso em alguma linha antiga. E fazê-lo funcionar como uma “linhada”.

Assim que a boia aparecer na superfície é só arremessar um pouco à frente e recolher a linha de maneira que enrosque entre a boia e o peixe. É muito importante amassar a farpa e cortar a ponta do anzol.