Quanto tempo dura uma carretilha?

Editor especial da Pesca & Companhia, por exemplo, ainda usa modelo de 15 anos atrás. Como ele fez isso?

Quanto tempo dura uma carretilha? A resposta não é exata, porque, a exemplo de um automóvel, o pescador não vai encontrar um indicativo com a data de validade.

Mas, ainda no comparativo com um carro, ela vai precisar do máximo de cuidados e da manutenção periódica para fazê-la durar por mais tempo. 

O editor especial da Pesca & Companhia, Pepe Mélega, possui carretilhas com mais de 15 anos ainda em uso em suas pescarias. Uma façanha, tendo em vista que os fabricantes apresentam todos os anos pelo menos dois modelos novos ou uma linha inédita, sejam mais tecnológicos, sejam mais leves. 

“Um detalhe que faz as novas carretilhas durarem muito é o advento da linha multifilamento. Por ela ser mais fina e mais resistente, acaba permitindo a fabricação de modelos mais compactos, os quais são menos exigidos”, argumenta.

O chefe de redação Alex Koike cita que outro elemento que determina a durabilidade do produto é o material que ele foi feito. As carretilhas fabricadas com peças de grafite e de carbono costumam durar menos, ainda que as marcas se esforcem para que essas matérias-primas fiquem mais resistentes.

“Os modelos de alumínio são sempre mais caros, justamente por isso”, comenta. 

A hora de descartar uma carretilha pode doer no pescador, já que o equipamento costuma lhe render boas lembranças. Mas, quando ela começa a ficar frouxa, apresentando problemas que vão desde falhas no freio até o desajuste involuntário da manivela, é porque chegou a hora de descarta-la. 

“O pescador vai perceber que uma completa revisão do equipamento vai custar o mesmo preço de um novo. Não vai valer a pena”, aponta Pepe. “Até porque o rolamento de uma carretilha cara, para ser trocado, também vai custar caro”, completa.

Não tem jeito. Se pretende fazer a carretilha durar por mais tempo, a trate bem: não deixe de fazer a manutenção com técnicos especializados, a fim de aplicar os óleos corretos e fazer a devida limpeza, mesmo que o equipamento seja empregado na maior parte do tempo em águas internas.  

A resposta não é precisa. Mas a carretilha irá durar conforme você cuida bem dela