Empresa propõe pescaria de plástico pelos rios de capital

Turismo sustentável tem ajudado na limpeza dos canais que cortam a capital holandesa

Um barco que percorre os canais de Amsterdã propõe uma pescaria inusitada, mas nobre: capturar todos os plásticos que forem encontrados. A viagem pela capital holandesa dura cerca de duas horas.

A iniciativa partiu da companhia local Plastic Whale. Em 2018 pelo menos 12 mil pessoas experimentaram esta pescaria.

Marius Smit, fundador da Plastic Whale, tomou a decisão oito anos atrás. Seu objetivo era agregar valor econômico ao plástico colhido nos rios de Amsterdã.

“Esta é uma forma diferente de visitar a cidade. Você está nos charmosos canais de Amsterdã e ao mesmo tempo está fazendo algo positivo para a cidade, deixando tudo mais limpo”, conta Smit.

O detalhe é que as garrafas são separadas de outros resíduos. O material é usado para a produção de móveis de escritório.

A prefeitura está satisfeita com o desempenho. No entanto, reconhece que ainda é uma “minoria” de turistas que busca este tipo de passeio pela cidade.

Para fazer o passeio, basta entrar em contato com a Plastic Whale. A empresa aceita pescaria individual ou até mesmo em grupos em seus três barcos disponíveis. Pelo menos 400 empresas de toda a Europa já enviaram funcionários.

Turistas se divertem praticando a pescaria de plástico nos canais da capital da Holanda