Três motivos que provocam a quebra da vara de pesca

Especialista de uma grande marca mundial cita os fatores que colocam em risco o equipamento

Existem pelo menos três razões que explicam o porquê a vara de pesca quebra durante uma pescaria. Quem as explica à revista Sport Fishing é Trey Epich, gerente de planejamento da Shimano.

1)A primeira causa é que a vara pode ter sido danificada durante o trânsito ou por algum manuseio mal feito. Logo, esta falha não é visível. O pescador somente se dá conta quando, durante o embate com o peixão, o equipamento quebra.

2) O contato com um local altamente aderente no momento da briga com o peixe. Imagine que no momento que o equipamento é forçado ao seu limite, ele entra em contato com a borda da embarcação ou por algum motivo acaba enroscado. É fatal. O rompimento é imediato.

3) A causa mais comum é a incompatibilidade dos equipamentos envolvidos. Quando o pescador usa uma linha forte de mais para uma vara com menor resistência, o risco de quebra é enorme. Epich deixa claro. O pescador nunca deve se perguntar se durante a briga com o peixe a vara se quebrará apenas porque empregou muita força. Porque se isso ocorrer, algo foi feito errado na formação do conjunto.

Nenhum pescador quer que esta cena aconteça com sua vara de pesca (Foto:
Jon Whittle )