Qual equipamento é indicado para pescar em represa?

Três espécies costumam estar presentes em represas de propriedades rurais: tilápia,lambari e traíra. O que levar?

Pescar em represa, sobretudo em propriedades rurais, é um hábito familiar e antigo. Mas o que levar para pescar espécies como traíras, lambaris e tilápias?

O ideal seriam equipamentos diferentes para cada espécie, pois existe muita técnica para fisgar cada uma delas. Mesmo assim, você poder usar a mesma vara telescópica para o lambari e a tilápia. A única diferença é o diâmetro da linha, que para o lambari pode ser mais fina, e o tamanho do anzol (para lambari, 14 ou 12, e, para tilápia, de 10 a 4).

Para a tilápia você ainda pode usar um conjunto de molinete abastecido com linha de 0,20 ou 0,25 mm para trabalhar spinner e pequenos plugs.

Para as traíras, você pode usar uma vara de 5´6´´ a 6´, indicada para linhas de no máximo 17 ou 20 lb. O molinete ou carretilha devem ter capacidade de 120 m de linha multifilamento de 20 a 30 lb e um pequeno cabo de aço.

Você pode usar iscas de superfície, como stick, zaras, hélices e poppers de 5 a 10 cm, spinnerbait e colheres antienrosco. Outra boa alternativa são os sapos de borracha, que passam com facilidade pela vegetação, um dos pontos preferidos da espécie.

A pescaria desembarcada em represas é muito prazerosa e foi a “escola” para muitos pescadores