Popper ou hélice: qual isca artificial usar par pescar tucunaré?

Quem vai em busca dos tucunões amazônicos deve saber as qualidades destes dois modelos disponíveis no mercado

Por Alex Koike

A isca artificial para pescar tucunarés na Amazônia é sempre motivo de reflexão. As que predominam são os de modelo popper ou hélice. São iscas que atraem os predadores por causa do barulho e o distúrbio causado na superfície, mesmo a longas distâncias, sendo que os trabalhos apresentam algumas diferenças.

As iscas de hélice costumam ser trabalhadas de forma rápida e contínua, enquanto os poppers geralmente são usados para uma ação mais lenta e intercalada com pausas. Por isso, o trabalho da primeira costuma ser mais cansativo que o da segunda.

Um detalhe que sempre ressalto é o fato de ser comum ver os pescadores iniciantes e até experientes com bolhas na mão, dores no corpo por terem trabalhado as hélices com muita intensidade logo no primeiro dia. Aconselho utilizar essa artificial gradativamente, habituando o seu corpo até conseguir passar um dia inteiro no trabalho dela. Se a sua intenção é fazer barulho, alterne o seu uso com os poppers.

Além da ação, também uso essas iscas em lugares diferentes. No caso das hélices, evito lugares rasos, com profundidade inferior a dois metros. A exceção são as praias no final do dia, horário em que os peixes encostam em busca de alimento.

Outro ponto a ser evitado são os estreitos, com menos de 10 a 15 m. Como geralmente este tipo de artificial é trabalhado em uma velocidade alta, é comum ver o peixe atacá-la afastado da margem ou a poucos metros do barco. Nesses lugares, é normal ver o tucuna seguir a isca, mas não concretizar o ataque porque a artificial estará próxima da embarcação. Se você acha que o barulho despertará o ataque do predador, prefira um popper trabalhado com pequenas pausas.

Gosto de colocar as hélices para fazer barulho em bicos, boca de lagos, nos aglomerados de molongós, saídas de água, entre outros. A respeito, peça ao seu guia que mantenha a embarcação mais afastada, cerca de 30 m do ponto.

Um local potencialmente bom deve ser explorado com calma, paciência e muitos arremessos, especialmente se o nível da água estiver acima do ideal. Aqui, trabalhar a hélice ou o popper por mais tempo em um mesmo local pode tirar o peixe da área alagada e levá-lo até ela.

Não deixe de levar os dois modelos em seu estojo e aproveite o potencial de cada um