É verdade que vara de pesca atrai raios?

Esta é uma dúvida que pescadores não podem ter! A resposta é sim e tome cuidado em caso de temporal

É verdade que vara de pesca atrai raios? Todo pescador deve saber que sim. E pode provocar acidentes fatais.

A possibilidade de ser atingido em um temporal inicia-se meia hora antes e continua até cerca de meia hora após a tempestade. Mantenha-se protegido nesse tempo. Evite aglomeração de pessoas, que devem manter uma distância de pelo menos cinco metros uma da outra.

Se estiver em lugar aberto, aos primeiros sinais de um temporal abandone-o imediatamente. Nunca seja o ponto mais alto das imediações. O raio procura sempre os pontos que se sobressaem da superfície como atrativo à descarga. Caso você esteja em um local descampado, abaixe-se com os joelhos dobrados e as mãos na nuca, procurando tampar os ouvidos.

Nunca procure abrigo sob árvores isoladas ou prédios rústicos, como aqueles de proteção para animais, existentes em pastagens. Não fique perto de cercas metálicas, rios, lagos, veículos ou superfícies que conduzam eletricidade, nem use celular nessa hora.

A melhor proteção existente é dentro do veículo, com os vidros fechados. Não são os pneus que promovem a proteção, mas sim um dos fenômenos da física chamado “Gaiola de Faraday”.

Evite a todo custo pescar em condições de temporais com raios para evitar acidentes