Cinco vantagens de pescar na Primavera

Aproveite os detalhes da Estação que antecede o Verão para fazer boas pescarias. Confira!

Começou a Primavera no Hemisfério Sul. A Estação marca a transição do Inverno, a mais fria, para o Verão, a mais quente. Alguns pescadores tem enorme predileção por esta época do ano porque existem algumas vantagens para pescar. A seguir, enumeramos as principais delas:

1 – Véspera do período de reprodução: São nestes meses de Primavera que boa parte das espécies se alimenta de maneira frenética antes de iniciar o ciclo reprodutivo – a piracema. A temperatura d’água começa a esquentar e os peixes tem mais disposição para atacar.

2 – Opção para pescar com sapinhos: nessa época, lagoas, lagos, represas, baías em rios e até mesmo nos próprios rios surgem uma quantidade maior de vegetação flutuante ou plantas boiadeiras como alguns se referem a elas. E isso é o que desperta o uso de rãs ou ratinhos de borracha que possuem a capacidade de passar sem enroscar muito na vegetação, devido ao seu desenho que protege os anzóis, anti-enrosco ou Weedless.  Esta dica é muito válida para quem vai em busca de tucunarés e traíras, por exemplo.

3 – Sem “horário de Verão”, aproveite as manhãs: Exceto em Mato Grosso, quando o período de piracema começa no dia 1º de outubro, nos demais Estados o pescador pode aproveitar melhor as primeiras horas da manhã até o início da piracema em boa parte do Brasil, justamente em novembro. Em algumas regiões, o amanhecer se dá bem antes das 6h.  

4 – Explosões na superfície: O uso de isca de superfície fica mais produtivo, uma vez que o peixe além de estar mais disposto, não encontra a barreira do “choque térmico” nas diferentes camadas d’água até a superfície. 

5 – Temperatura agradável: por fim, uma grande vantagem é que nestes dias de Primavera o calorão não é insuportável como o do Verão e se fizer frio não deve ser tão intenso como o do Inverno. O clima mais ameno ajuda na performance do pescador. Outro detalhe é que as paisagens costumam ficar mais bonitas se comparadas às outras épocas. 

A pescaria de traíras costuma ser produtiva durante os meses de Primavera