O que não pode faltar na sua tralha de pesca…

Para segurança, por praticidade e necessidade básica. Um de nossos especialistas separa assim a sua tralha

Por Alexandre Dick

Na minha tralha de pesca, considero diversos itens indispensáveis. Mas, para isso, os separo por categorias. Confira!

Para segurança

Primeiramente, o material de proteção e segurança é indispensável, já que evita acidentes e também maiores transtornos na pescaria. Não podemos esquecer do uso de protetor solar, boné, óculos polarizados, calçado adequado e, em alguns casos, luvas. Dependendo do lugar, é ideal utilizar roupas de mangas compridas e também levar o repelente, já que os mosquitos podem acabar com a pescaria, além de causar reações alérgicas.

Levando em conta o lugar aonde vou, como Amazônia, por exemplo, em que não existe acesso a farmácias ou hospitais, faz-se necessário a utilização de kit de primeiros-socorros. Sempre é bom ter em mãos anti-alérgico, remédios para dor de estômago e de cabeça, além de, se possível, anestésicos e material para sutura, em casos mais graves.

Repito que é para primeiros- socorros, já que, se o caso for mais grave, o ideal é sempre procurar o médico mais próximo.

Praticidade

Na tralha de pesca em específico, alguns acessórios se fazem indispensáveis, tanto para segurança como por praticidade. Em primeiro lugar, é sempre ideal ter no mínimo dois alicates bons: um de corte para linhas (mono e multifilamento), de preferência com a ponta para troca de split rings (argolas), e outro um pouco mais longo para a retirada de anzóis e garateias.

Tenho na minha bolsa, além desses dois alicates de bico, um de corte com redução, em caso de cortar um anzol ou uma garateia um pouco mais grossa. Outro alicate importante (normalmente tenho mais de um) é o de contenção, os populares fish grips, para o manuseio dos peixes, evitando acidentes.

Esses alicates normalmente possuem balança, ajudando o pescador a saber o peso do peixe capturado.

Necessidade básica

Existem ainda três itens que são indispensáveis na tralha do pescador: isqueiro, faca e lanterna. O isqueiro possui várias utilidades, mas a principal durante a pescaria é para fazer as terminações de alguns nós e também encastoados, soldando e aumentando a resistência dos mesmos.

A faca, por sua vez, é um material coringa, pois pode servir desde um simples corte de um pedaço de pano a material de salvatagem em cima do barco, caso seja necessário cortar uma corda rapidamente, por exemplo. É sempre bom ter uma faca perto da mão para sua utilização imediata.

A lanterna, por sua vez, é útil durante uma pescaria noturna, para encontrar as tralhas desejadas, ou realizar atividades manuais.

Separar a tralha de pesca é um ritual que muito pescador passa horas se dedicando