Que observar na compra de um alicate para pescaria?

O alicate é uma das ferramentas mais importantes que um pescador deve ter

Não é com qualquer alicate que você deve partir para a pescaria. Muito menos com aqueles encontrados em loja de construção. Este é um equipamento de extrema importância. Pense que ele é útil para segurança e para situações de conserto ou de ajuste. Não existe caixa, mochila ou estojo – o que seja – sem um bom alicate.

Primeiramente, você deve levar em consideração onde vai pescar com maior frequência. Se for em água salgada, é muito importante que o material do alicate seja o mais resistente possível aos efeitos da maresia. Caso contrário, ao chegar em casa, limpe-o com água corrente e sabão neutro. Não deixe de secá-lo com pano imediatamente.

Em seguida, você deve observar o tamanho, lembrando que os maiores são interessantes para manusear os peixes com dentes, mantendo seus dedos afastados do perigo, e podem ajudar a remover anzóis e iscas que os peixes engoliram.

A maioria dos alicates possui ranhuras para funções determinadas, como apertar as luvas usadas em cabo de aço e ponto para corte.

Os melhores deles possuem peças para cortes precisos de linhas finas até as mais resistentes, são feitos com materiais especiais, como o tungstênio, mas que encarecem o preço do produto.

Outro detalhe interessante é ter uma abertura no bico ou ela ser levemente torta para a troca de garateias.

Os alicates são indispensáveis para manipular um peixe em função da segurança