Como brigar com peixe grande usando equipamento leve?

Esta é uma situação que o pescador muitas vezes se depara e precisa ter paciência e sabedoria para conquistar o troféu

Muitos consideram “nada esportivo”. Outros até gostam. Mas, de qualquer maneira, podemos ser surpreendidos e ter que brigar com um peixe grande usando equipamento leve.

Como assim? Vamos supor que você está numa pescaria de arremesso pescando exemplares inferiores a 5 kg. Isto com uma vara para linhas de 20 lb, 5’6” de comprimento, carretilha com drag de 10 kg e uma linha de 17 lb. Tudo perfeito!

De repente, um exemplar abocanha a sua isca e logo de cara dá para perceber que tem três, quatro, cinco vezes mais peso que os demais. Está tudo perdido? Não. Ainda dá e o pescador pode ostentar uma história de heroísmo.

Se acontecer de um peixe grande aparecer e você estiver com equipamento leve, faça o seguinte:

1- Se estiver embarcado: tente se afastar de todas as estruturas. Se você estiver em um caiaque, pelo menos tente ancorar para não ser puxado para a estrutura. Isto porque o peixe vai tentar conquistar todas as vantagens para se esconder. Se acontece um enrosco, existe até mesmo risco de quebra do equipamento

2 – Se não estiver embarcado, siga as instruções a seguir. Mas lembre-se de, na medida do possível, se afastar de alguma estrutura que oferece risco.

3 – Sempre ajuste o freio/drag da carretilha ou do molinete para 20 ou 30% da resistência da linha mais fraca. O que é a linha mais fraca? Geralmente é a principal, aquela que é maioria, não a do líder, em eventual uso.

4 – Confie no freio da carretilha ou do molinete. Isto quer dizer. Nunca trave-o 100% e apenas faça força. O equipamento vai ser levado a sua máxima capacidade e, possivelmente, irá quebrar. Caso tenha feito a regulagem correta do equipamento, sua chance já estará garantida e você não empregará uma sobrecarga.

Tenha muita atenção ao freio da carretilha e do seu molinete para ter sucesso