Como preparar uma boa massa para pescar pacus

Com poucos ingredientes e um certo capricho você pode aumentar a produtividade de sua pescaria

Por Alexandre Dick

A pescaria de pacus muitas vezes está relacionada a uma boa ceva. Além disso, saber como preparar uma massa para atraí-los é fundamental. A receita a seguir pode ser muito bem empregada para pesqueiros. Aproveite!

Ingredientes:

½ kg de farinha de milho (polvilho)
½ kg de farinha de trigo
2 espigas de milho verde
200 g de queijo ralado
100 ml de água

Modo de preparo:

1º passo: Descasque duas espigas de milho verde e retire todos os grãos com uma faca. Depois coloque os grãos em um liquidificador e bata com 100 ml de água, até ficar líquido. Se ainda estiver muito grosso, misture os 100 ml de água e bata novamente. Depois do processo feito, coe o milho (que agora está líquido) e coloque em outro recipiente.

2º passo: Em uma bacia, despeje o líquido, misture a farinha de trigo até quase dar ponto na massa. Depois, acrescente 300 g de farinha de milho, mais 100 g de queijo ralado, até atingir o ponto ideal.

3º Passo: Depois que a massa atingiu o ponto, faça bolinhas do tamanho desejado para ser utilizado de isca.

4º passo: Depois de fazer as bolinhas, é hora de cozinhar. Em água fervente, jogue as bolinhas até boiarem na superfície. Depois que boiarem, espere mais um minuto para retirá-las.

5º Passo: Coloque a massa em um recipiente onde se possa polvilhá-las com farinha de milho e o restante do queijo ralado.

Um pequeno segredo

É melhor usar a massa como isca quando não há vento. Nesses casos, utilizamos somente um anzol preso à ponta da linha sem peso. Quando é feito o arremesso, devemos deixar a massa tocar no fundo e a linha tem que permanecer frouxa.

Quando o peixe atacar a isca (por ela ser maior), é preciso deixar que ele a carregue por um tempo até acomodá-la na boca completamente.

É preciso frieza e sensibilidade para saber o momento certo da fisgada.

Quando o dia estiver com vento, usamos um chicote com três anzóis do tipo maruseigo nº 12 e com um pequeno chumbo. Neste caso a linha ficará o tempo todo esticada e se tornará mais fácil perceber quando o peixe puxar. Nesses casos, a isca principal será o grão de milho que estava junto com o restante da ceva e a fisgada deve ser imediata, pois a isca é menor e o peixe abocanha tudo facilmente.

O emprego desta massa pode resultar em muito mais capturas em sua pescaria de pacus