O que são, afinal, os trairões da Amazônia?

Esta é uma espécie que possui uma verdadeira legião de fãs por diversos motivos. Entenda quais são!

Por Lester Scalon

Imprevisíveis e temperamentais são alguns adjetivos que podem seu usados para descrever o variado comportamento dos trairões.

Os peixes chegam a atingir 1m de comprimento, possuem corpo fusiforme com uma grande cauda e nadadeiras bem desenvolvidas. A espécie habita praticamente todos os locais do rio, com predileção por águas mais rasas. Gostam de ficar nos espraiados, galhadas, escondidos nas sombras de galhos e troncos, nas saliências rochosas, tanto em águas paradas e corredeiras como em locais com vegetação aquática, atolados na lama para se camuflarem. Essas características definem o peixe como ardiloso e traiçoeiro.

Sua estratégia de caça é o fator surpresa, pois sua grande cauda e nadadeiras foram adaptadas para ataques rápidos e precisos. A perseguição da presa dura pouco e é abandonada com poucos metros, diferente de outros peixes como dourados e tucunarés que, além de perseguir suas presas por mais tempo, ainda usam a estratégia de caça em cardume.

Apesar de também viver com outros peixes da mesma espécie, o ataque é sempre realizado de surpresa, mesmo quando mais de um ataca a isca. Isso ocorre porque a isca passou no campo de ataque de mais de um peixe. Esse campo de ataque, no caso dos trairões, não é muito grande.

Na maioria das vezes é de um metro e raramente passa de dois metros de distância, pois eles sabem perfeitamente de sua capacidade e não gostam de desperdiçar energias com ataques infrutíferos. A perseguição atrás da isca raramente ultrapassa cinco metros de distância, e, terminada, voltam para o local de origem para tocaiar novamente.

Contudo, a espécie é muito ruim de pontaria com iscas artificiais, pois os trairões costumam errar demais os ataques. Já com peixes na natureza não sabemos, mas eles vêm com tanta raiva no encalço das artificiais que proporcionam ataques espetaculares e, muitas vezes, acrobáticos ou espalhafatosos, que além de adrenalina nos fazem dar risadas do desajeitamento deles.

Em todos os locais muitas vezes os ataques são imediatos, mas quase sempre é preciso insistir um pouco, de preferência com iscas de superfície que façam bastante barulho. O som de algo se debatendo na superfície é quase irresistível se eles estiverem por perto.

Por isso, vários arremessos têm que ser feitos no local, já que eles são atraídos pelo barulho na água.

Muitas vezes quando estamos pescando tucunarés, e quando fisgamos o peixe, os trairões aparecem atraídos pelo movimento do animal capturado.

Além de grandes e fortes, os trairões tem o hábito de proporcionar saltos acrobáticos quando fisgados