Detalhes para boa pescaria de tilápia com vara de bambu

Técnica simples e bastante rústica tem alguns macetes que podem render mais capturas

Por Alexandre Olo

A pescaria de tilápia com vara de bambu é muito simples e prazerosa. Essa técnica é a mais usada quando o objetivo é fisgar os peixes que se encontram mais encostados ou próximos da margem ou “borda do tanque” em um pesqueiro.

Podemos utilizar varas que vão de 1,20 m até 5 m. As mais usadas variam de 2,70 m a 3,60 m, por, de modo geral, apresentarem melhores resultados. A espessura da linha a ser usada fica entre 0.20 a 0.35 mm e o comprimento é geralmente do tamanho da vara.

Neste caso, podemos utilizar a montagem com boia (tradicional) ou sem boia, apenas com o anzol no final da linha, deixando o sistema mais sensível na hora da levada da isca.

Um acessório indispensável nessa modalidade é o salva-vara, pois um pequeno descuido, e quando percebemos, a vara já está dentro da água.

Dica: Existe um artifício muito simples que facilita e pode aumentar significativamente o número de capturas. Tem baixo custo e até pode ser confeccionado artesanalmente. Consiste em uma ponteira feita com cabo de aço ou até mesmo de náilon (o mesmo utilizado no encordoamento de raquetes de tênis), que facilita a visualização no momento em que as tilápias mais manhosas investem na isca, definindo a hora certa da fisgada. Veja agora como colocar a ponteira na sua vara telescópica.

Passo a passo:

1- material: um pedaço de mais ou menos 15 cm de náilon ou cabo de aço, tubo termorretrátil (4 cm), linha de multi e cola instantânea;
2- enrolar a linha, fixando o nálon à ponta da vara telescópica (usar cola);
3- ajustar o pedaço de tubo termorretrátil no local para acabamento;
4- com o auxílio de um fósforo ou isqueiro, aqueça devagar para dar forma no tubo.

Isso feito, a sua ponteira já está instalada e pronta para o uso.

Se o náilon a ser utilizado para a confecção da ponteira for branco ou transparente, podemos pintá-lo ou tingi-lo utilizando simplesmente esmalte de unha.

Belos exemplares de tilápia proporcionam boas brigas se fisgadas com o uso de vara de bambu