Como fazer um bom nó de pesca com linha multifilamento

Por ter uma espessura fina e muito deslizante, a multifilamento costuma dificultar a produção dos nós. Mas o pescador pode dar um jeito!

A linha multifilamento pode dificultar a confecção do nó de pesca, por praticamente não ter elasticidade. Por este motivo, o pescador precisa ter maior cuidado no momento da montagem e usar algum elemento, como luvas, para evitar ferimentos. Este material é fácil de ser encontrado em lojas de pesca.

Os nós tradicionais, como o Único de União, precisam ter mais voltas que o normal. Por exemplo, se você emprega quatro, passe a usar no mínimo seis ou sete. Certifique-se de que o nó está bem firme e não está correndo. Capriche.

Outra alternativa é usar um nó de pesca mais elaborado, como os midnight, SF e SG, os quais são indicados para juntar a multi com monofilamento ou fluorcarbono.

Lembre-se: ao experimentar um novo nó, pratique sua montagem em casa. Faça com calma, dê preferência, em um local confortável e bem iluminado para adquirir prática. Na pescaria, especialmente a embarcada, a situação será diferente. Se não tiver familiaridade, a adrenalina do momento irá atrapalhar. Um nó mal feito coloca tudo a perder e de nada adianta estar no lugar certo, na hora certa e com o melhor equipamento.

Não economize. Sempre use um bom comprimento de linha, que seja suficiente para fazer o passo a passo e ainda ter um pedaço para fazer o aperto final. Afinal de contas, a multi é mais difícil de ser manejada.

Faça o corte com material específico, porque o corte da linha multifilamento não é tão simples. Faca ou estilete? Podem não ser suficiente. Use as diversas tesouras vendidas nas lojas de pesca para esta finalidade. Evite o emprego isqueiro, uma vez que ele pode atingir uma área maior e provocar o enfraquecimento dos fios.

Use uma boa luva para fazer o nó de pesca em linha multifilamento com segurança