Dez mandamentos para você pescar melhor

Dicas gerais são úteis para que o pescador possa tomar as melhores decisões e aproveitar melhor o dia de pesca

Todo mundo que adota a pesca como lazer predileto ou considera um esporte quer pescar melhor. Existem algumas dicas gerais que podem auxiliá-lo nesta missão. Por isso, com base nos conselhos do site “Es Pesca”, separamos dez mandamentos para você ter melhores resultados em suas pescarias.

1) Não pratique apenas uma modalidade de pesca

Cada pescador tem sua preferência. Mas se não experimentar a troca da isca natural pela artificial, pode não aproveitar o potencial de algum local ou mesmo dos prazeres da pesca. Tampouco o pescador de artificial deve ficar apenas com plugs, sendo que, de repente, pode experimentar uma tuvira para pescar um dourado ou uma cachorra.

2) Não faça loucuras

Se nunca pescou a bordo de um caiaque, procure instruções e não vá sozinho. Se nunca pescou desembarcado numa região rochosa, vá com calma. Não saia pilotando um barco em alta velocidade e use sempre equipamentos de segurança.

3) Respeite as cotas e as medidas

Não mate peixes em demasia e, se possível, pratique o pesque-e-solte.

4) Seja constante na prática

Pescador precisa estar sempre em contato com a natureza. É a melhor maneira de manter os arremessos “em forma”, testar as iscas e conhecer novas técnicas.

5) Cuide dos anzóis e das iscas artificiais

As iscas artificiais devem ser bem preparadas. Verifique as garateias e até mesmo se a pintura está atrativa. Os anzóis devem sempre estar afiados e inteiros. Não deixe de aplicar produtos anti oxidantes, especialmente se pescar em água salobra.

6) Saia para pescar com os amigos

A pesca pode proporcionar momentos inesquecíveis. Por isso, ir com os amigos costuma ser mais prazeroso do que ir sozinho. Além disso, ter companhia implica em mais segurança

7) Tenha sempre bons materiais de pesca

Não precisa ser o equipamento mais caro. No entanto, invista em produtos de qualidade comprovada. Porque muitas vezes o equipamento pode comprometer o resultado da pescaria.

8) Queira aprender e tenha vontade de ensinar

Lembre-se sempre de compartilhar seus conhecimentos e avise seus amigos sobre as novidades. Também esteja atento ao que seu companheiro aprendeu em algum lugar e quer apresentar.

9) Tenha grandes doses de paciência

É normal o pescador permanecer horas e horas sem ter nenhuma ação. Seja persistente e confie nas instruções de um guia ou mesmo em sua percepção de que o peixe ainda irá atacar.

10) Não acredite em tudo o que ouve

Aqui vai um contraponto à dica 8. Ainda que você deva estar atento às informações de outros pescadores, lembre-se que em alguns casos o pescador “conta vantagem”. Portanto, sempre busque uma certificação sobre certas novidades.

A pescaria é uma constante fonte de aprendizado e de relacionamento com os grande amigos