Marinha alerta mau tempo para pescaria nos litorais do Sul e Sudeste

Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) sugere ventos de até 74 km/h desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro

Quem vai pescar no litoral das regiões Sul e Sudeste deve ficar atento ao mau tempo. A Marinha do Brasil informa, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que, devido à passagem de uma frente fria e à atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal, são esperados ventos de direção Sudoeste a Sudeste com intensidade até 74 km/h (40 nós).

Este evento se dará na faixa litorânea compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 22 à noite e o dia 23 à noite. O mesmo se dará na faixa litorânea compreendida entre os estados de Santa Catarina, ao norte de laguna (SC), e São Paulo, ao sul de Ilhabela (SP), entre o dia 23 pela manhã e o dia 24 pela manhã.

Os ventos associados a esses sistemas meteorológicos poderão provocar agitação marítima em altomar, resultando em ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura até 4,0 metros entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 22 à noite e o dia 24 pela manhã, e entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC) e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 23 à tarde e o dia 24 à noite.

Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste e altura até 2,5 metros na faixa litorânea compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre o dia 23 pela manhã e o dia 24 pela manhã.

O mau tempo deve atrapalhar as pescarias litorâneas neste final de semana nas regiões afetadas por esta frente fria (Foto: Valeria Nery)