2   +   1   =  

Como interpretar as especificações de uma vara de pesca

Cada equipamento contém um pequeno informativo com detalhes importantes sobre ele

Nos blanks (corpo da vara de pesca) vem informação sobre o tamanho do equipamento, que normalmente é medido em pés e polegadas.

Também vem especificado a capacidade de carga das linhas em um determinado modelo de vara de pesca. Normalmente ela vem apresentada em libragem pelas letras “lb”, que determina.

Por exemplo, um equipamento que traz a especificação 10 – 17 lb é projetado para trabalhar com linhas de diâmetro e resistência que variam entre 10 e 17 lb, que seriam as medidas mínimas e máximas que fariam o caniço trabalhar corretamente quando exposto a uma determinada carga.

Ao usar uma linha mais fina, a vara não fará o seu trabalho corretamente, que é envergar e protegê-la contra o impacto das corridas dos peixes. No caso de uma linha mais forte, o pescador poderá sobrecarregar o equipamento, podendo causar a sua quebra. Vale lembrar que a especificação não quer dizer que a vara é projetada para suspender o peso de 17 lb.

Também vem descrita a capacidade de arremesso, determinando o peso das iscas que podem ser arremessadas por um modelo de vara. Essa especificação é normalmente mensurada em onças (OZ), sendo que uma onça equivale a 28 gramas.

Em alguns modelos também apresenta a o taper da vara, que é o posicionamento e a distribuição de flexão do seu blank.

Dentro dessa classe, elas podem ser:

Extra fast (extra-rápida):

Com pouquíssima flexibilidade, envergando apenas ¼ do comprimento do blank na porção superior. São modelos ideais para pesca de peixes que apresentam boca dura (óssea), como os dourados de água doce, por propiciar ferradas mais potentes e velozes;

Fast (rápida):

Envergam 1/3, ou seja, os dois primeiros terços da vara são mais rígidos (porção denominada como back bone do blank). Provavelmente, são os modelos mais usados pelos pescadores de arremesso com iscas artificiais, pois apresentam a composição ideal entre força e flexibilidade e proporcionam “pinchos” precisos e fisgadas rápidas com boa alavanca;

Moderate (moderada):

Apresentam os 50% da porção inicial do blank mais rígido e os outros 50% da porção final mais flexível. São ideais para a pesca de peixes que têm a boca mais macia;

Slow (lenta):

Quando envergam de forma uniforme em toda a extensão do blank. São modelos super esportivos e ideais para pesca de espécies menores, por valorizarem o peixe.

Ter conhecimento sobre as especificações da vara é importante para evitar problemas na pescaria